segunda-feira, 8 de abril de 2013

Como preparar uma entrevista #1


Com a chegada da primeira semana de vida do Portugal Fatshion Bloggers chega-vos também a primeira rubrica .



Tendo em conta a conjuntura actual do nosso país e o facto de muitas de nós, tal como eu, andarem ocupadas com o dilema de encontrar um novo posto de trabalho achámos por bem dar-vos algum alento e toda a ajuda possível para que arrasem na altura de mostrar aquilo que valem. Como sabem, apesar de tudo o que possam dizer, que seremos escolhidas pelas nossas capacidades, todas sabemos que a imagem conta e muito.

É fundamental causar uma primeira impressão positiva. Há até estudos que revelam que de algum modo façamos juízos de valor em relação ao outro e através dos quais tendemos a estabelecer estereótipos entre a aparência física e os traços de personalidade dos demais indivíduos.

Sendo assim arrisco dizer que nós, curvies, temos que ter um especial cuidado com a forma como nos apresentamos porque como sabemos as nossas medidas estão fora daquilo que é tido como desejado pela sociedade em que vivemos.

Mas calma, no mercado de trabalho a imagem pessoal tem muito valor, é certo, mas não é assim tão relevante se se é gordo ou magro, alto ou baixo, bonito ou feio na hora de escolher o melhor candidato. Na verdade existe uma grande diferença entre ser bonito fisicamente e ter uma boa aparência. Pensem comigo, uma pessoa pode possuir uma beleza física padronizada pela sociedade e não ter uma boa imagem pessoal, correcto?

Portanto vamos por partes.
Hoje quero apenas deixar uma mensagem de esperança para aquelas que, assim como eu, estão neste momento a passar por esta fase difícil que é encontrar um trabalho e que possam ter pensamentos depreciativos em relação a vocês mesmas, essencialmente com o vosso corpo e imagem. E eu sei bem que não é fácil sentarmo-nos em frente de desconhecidos que ali estão para nos avaliar e tomar, muitas vezes, a decisão das nossas vidas, e muitas vezes concorrendo com pessoas que “parecem” ser muito melhor que nós.

O que eu gostava que tivessem em conta é que, numa entrevista, não basta sermos óptimos profissionais, precisamos também parecer óptimos profissionais!

Na próxima semana vamos deixar-vos algumas dicas mais objectivas e mais lá para a frente viram as sugestões de looks ideais para impressionar.

Beijinhos*
Mara

1 comentário:

  1. Bem que post fixe!! Eu tive um módulo sobre isto... Se quiseres posso ajudar :P Óbvio que me ri e muito :)

    ResponderEliminar